Como lidar com a ansiedade

Ansiedade demais atrapalha o emagrecimento

ansiedade

Ser ansioso demais engorda. Veja por que!

Muitas pessoas se queixam de serem ansiosas demais e que isso atrapalha a dieta. Isso realmente ocorre, pois na tentativa de aliviar a ansiedade, as pessoas tendem a atacar a geladeira ou a despensa, como se isso pudesse abafar os sentimentos negativos. E os alimentos procurados para aliviar a ansiedade são geralmente muito calóricos, o que acaba refletindo negativamento nos ponteiros da balança.

Essa sensação de bem estar que esses alimentos provocam é decorrente do neurotransmissor chamado serotonina. É por isso que nos sentimos tão bem quando comemos certos alimentos como doces e massas. Infelizmente é uma solução rápida, que acaba resultando em culpa pelo ganho de peso por causa dos excessos.
Há ainda quem tem o hábito de comer demais e que depois ficam desesperados em procurar uma forma emagrecer. Mal sabem que os excessos na alimentação é causado pelo estresse ou ansiedade. Eles causam uma série de reações químicas e hormonais que dificultam a perda de peso e propiciam o acúmulo de gordura.
Uma das razões de engordar quando estamos ansiosos é que a gente não se sente saciado, o que nos leva a comer muitas vezes, compulsadamente, mesmo sem fome. Ou seja, acabamos comendo muito mais do que realmente precisamos. A única forma de fazer com que isso não ocorra é preciso achar maneiras de driblar a ansiedade.

Corte o açúcar da dieta

É isso mesmo! O açúcar é conhecido por intensificar os sintomas de ansiedade e portanto deve considerá-lo um inimigo, especialmente se você o consome em abundância. Ele causa uma verdadeira montanha russa no humor por causa das suas oscilações na corrente sanguínea. O ideal seria tentar evitá-lo o máximo que puder.
Mas se você é daquelas pessoas que não vivem sem um docinho, tente ao menos reduzir seu consumo, nem que seja gradualmente para não sofrer tanto com a abstinência do açúcar. Uma boa alternativa para ajudar a controlar o desejo por doces e carboidratos é consumir suplemento de Picolinato de Cromo.
Muitas pessoas sentem-se compulsivas em relação ao açúcar por terem deficiência de cromo. Outra dica é comer carboidratos complexos (aveia, farinha de milho, macarrão, arroz integral e cereais integrais são algumas boas fontes de carboidratos complexos), toda vez que bater a vontade de comer doces.
Além de remover o açúcar de sua dieta, há outras restrições alimentares que podem ajudar a controlar a ansiedade. Café e bebidas alcoólicas também são estimulam a ansiedade, e se você cortá-los da dieta, ou ao menos reduzir o seu consumo, pode ver resultados positivos em sua ansiedade e também na fome excessiva.

Outras maneiras de aliviar a ansiedade

Atividade física
Existem maneiras mais saudáveis para se sentir bem, sem precisar compensar na comida. Uma delas seria uma caminhada ao ar livre por exemplo, pois ajuda a elevar seus níveis se serotonina. Não só a caminhada como quaisquer tipo de exercícios físicos, podem ajudar e muito a manter sua ansiedade sob controle.
Muita gente não tá acostumada a fazer atividade física e não sabem o bem que faz para a saúde física e mental. Comece aos poucos até que o seu corpo vá se adaptando a essa nova rotina de vida. Você vai ver com isso vai te ajudar a te dar mais sensação de estabilidade e segurança em todos os aspectos da vida.

Respire profundamente

Conte até 10. Às vezes, a ansiedade pode fazer você se sentir fora de controle. Conte até dez, respirando profundamente. Às vezes, apenas se concentrando na sua respiração pode ter um efeito calmante sobre o seu estado de espírito. Conte suas respirações e procure se concentrar em inspirar e expirar profundamente.
Meditar também ajuda a aliviar a ansiedade, por isso experimente meditar ouvindo uma música específica para a meditação por alguns minutos do seu dia para limpar sua mente das suas preocupações. Ioga e pilates também possuem ótimos exercícios que ajudam a manter a ansiedade e o estresse bem distante.

Concentre-se em outras coisas

Quando você está se sentindo estressado ou ansioso, pensar somente naquilo que te preocupa pode causar-lhe ainda mais ansiedade. Procure limpar sua mente e mude o foco outra coisa que te faça bem. Isso vai te deixar mais relaxado e menos bitolado em assuntos que causam a ansiedade, fazendo você se sentir bem melhor.

Converse com outras pessoas

Compartilhe seus sentimentos com alguém que confie, seja com um amigo ou um membro da família. Você se sentirá mais aliviado por compartilhar suas ansiedades e com certeza terá o apoio e a compreensão daqueles que somente querem o seu bem.

Seja otimista

Ao ter uma visão mais otimista em relação à sua vida e seus problemas fará você se sentir melhor, ao invés de ter a visão deturpada de todas as coisas podem dar errado. Não remoa coisas do passado e que não tem mais volta. Deixe o passado aonde ele deve estar e se concentre em fazer escolhas positivas para o futuro.
Você não tem que viver ansioso para sempre. Você pode se livrar da ansiedade para sempre. Só é preciso que faça algumas mudanças em sua rotina alimentar, modo de pensar e no seu estilo de vida. Todo o esforço é válido e você só tem a ganhar com isso, exceto uma coisa: os quilos na balança que com certeza vai perder.

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